sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pavlova

Aqui em casa costumo congelar as claras que me vão sobrando. Quando é preciso desocupar  a arca lá saem umas farófias ou um Bolo de Anjo. Num dos seus programas a Nigella fez uma Pavlova com claras congeladas. Resolvi experimentar e fiquei muito feliz com o resultado.




Ingredientes:
4 claras
16 colheres de sopa de açúcar
2 c. de chá de Maizena
1 c. de chá de extracto de baunilha
1 c.de chá de vinagre de vinho branco
2 c. de sopa de açucar em pó
1 pacote de natas
Frutos silvestres (eu usei congelados)
açucar q.b.

Preparação:
Bater as claras  até ficarem em castelo, mas não demasiado firmes.
Juntar o açúcar e continuar a bater com a batedeira. Em seguida, juntar o vinagre, a maizena e o extracto de baunilha e envolver delicadamente. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Com um prato faça um círculo no papel vegetal e sobre o círculo disponha a mistura de claras.
Levar a forno pré-aquecido a 18oºC. Assim que colocar a mistura de claras no forno regule-o para 150ºC e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Desligar o forno e deixar a mistura de claras no forno. Tirar do forno só quando tiver arrefecido completamente. Entretanto bata as natas com o açucar em pó até ficar em chantilly. Colocar os frutos silvestres num tacho com um pouco de açucar e deixar ferver para a calda reduzir um pouco.
Depois de fria coloque a Pavlova no prato de servir, invertendo-a sobre o prato. Colocar as natas sobre a Pavlova e de seguida decorar com os frutos silvestres.
Pode decorar com outra fruta a gosto.





Bom Apetite!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog. Passei por aqui e adorei. Gosto da forma descontraída com que partilha as suas receitas e obrigada pelas sugestões para as festinhas das crianças pois vão-me dar um jeitão. Agora que a adicionei vou passar por aqui todos os dias para ver as novidades. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    pavlova, uma delícia. Assim com o molho de frutos silvestres fica mesmo muito boa.
    Um beijinho e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  3. NUNCA FIZ MAS CONFESSO QUE ADORAVA PROVAR.
    A TUA FICOU PEFEITA.
    BJS

    ResponderEliminar